Capital de giro é a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar. É ele que garante o funcionamento da empresa, até mesmo em momentos de baixo faturamento.
O capital de giro é essencial para qualquer negócio, por isso, selecionamos três dicas para você garantir um bom gerenciamento do seu:
Planejamento Financeiro.
Ele é essencial para que a gestão de seu capital de giro seja um sucesso. Este planejamento precisa ser feito para um cenário a curto e a longo prazo, mapeando todas as ações da empresa.
Para saber a quantia que corresponde ao seu capital de giro, considere apenas o dinheiro que está disponível em conta. Preste atenção ao que já possui nota fiscal emitida e os pagamentos que já foram fechados e aceitos.
Acompanhamento do Fluxo de Caixa.
O fluxo de caixa precisa ser monitorado de forma periódica. É através dele que todas as entradas e saídas serão acompanhadas e comparadas com o cotidiano da empresa. Por isso é necessário ter cuidado em lançar esses valores de maneira correta.
Gerenciamento do Estoque.
Se o seu estoque possui excesso de mercadorias, isso pode ser um problema, pode significar que o capital não está sendo bem investido.
É muito comum a compra de quantidades maiores de produtos para a obtenção de valores menores. Mas é preciso ter consciência se essa compra vai gerar vendas imediatas.
Para empresas que são afetadas pela sazonalidade o acompanhamento de estoque é ainda mais necessário. Pois, deve-se encontrar um equilíbrio entre a quantidade de produtos comprada e a quantidade vendida.
Esperamos que essas dicas te ajudem com a sua empresa!
Se já utiliza alguma delas e tem visto resultado positivo em sua rotina, comenta aqui!