O ano está terminando e nada melhor do que aproveitar esse último mês para organizar o ano que está por vir. E poder fazer isso no âmbito financeiro é ainda melhor, pois, possibilita iniciar este novo ano com o pé direito. Para garantir um ano de fartura nas suas contas, existem algumas possibilidades e caminhos que tendem a trazer um bom retorno.

Se você está procurando a maneira certa de conseguir isto, chegou ao lugar certo! Afinal, reunimos no artigo de hoje, algumas dicas de investimento em 2023. E não se preocupe, aqui você terá acesso a dicas que realmente funcionam, podendo encaixá-las de acordo com o seu perfil! Dito isso, acompanhe!

Expectativas econômicas para o ano de 2023

Antes de darmos prosseguimento as dicas de investimento em 2023, vamos falar um pouco sobre as expectativas para o futuro cenário econômico, nacional e internacional.

Considerando o cenário atual brasileiro, a primeira coisa a se levar em consideração é a transição de um novo governo. Afinal, tendo um novo presidente, é comum haver mudanças estruturais, em contas públicas, inflação, regras fiscais e outras decisões que possuem algum impacto econômico.

No último ano, tivemos boas notícias para os investidores que poderão perdurar por algum tempo, como a queda no índice da inflação e o aumento da taxa Selic.

Já no cenário internacional, não podemos deixar de mencionar os efeitos negativos causados pelos recentes acontecimentos (Covid-19 e guerra entre Rússia e Ucrânia). Apesar de muitos não entenderem, o cenário atual influencia os preços de todo o mundo, incluindo a forma como investir.

Além de enxergar como está o cenário econômico internacional, observar a economia americana também é uma ótima maneira de entender as tendências e enxergar como o mercado irá se comportar, para só então, ter um parâmetro de como e onde investir.

Sabemos que nem todo mundo tem este tipo de conhecimento ou sabe como fazer este tipo de análise, por isso, reunimos aqui dicas de investimento em 2023 que vão te ajudar neste processo.

Bolsa de Valores

Os investimentos em ações são, em boa parte das situações, apostas. Se você souber como fazê-las, suas chances de obter retornos positivos são bastante grandes. Mas, não é um dos investimentos mais indicados para os iniciantes. Apesar disso, não poderíamos deixar de mencioná-la.

Em geral, aconselha-se que as aplicações na bolsa sejam feitas a longo prazo, para que, desta forma, exista algum tempo hábil para que as ações valorizem. Em uma lista bastante generalizada de sugestões para o próximo ano com grande potencial, podemos citar:

● Ambev (ABEV3)
● Banco do Brasil (BBAS3)
● BTG Pactual (BPAC11)
● ISA Cteep (TRPL4)
● JBS (JBSS3)
● Lojas Renner (LREN3)
● Marfrig (MRFG3)
● Klabin (KLBN11)
● Suzano (SUZB3)
● Vale (VALE3)
● Weg (WEGE3)

Aqui, é importante destacar que muito embora estes não são nomes que representam grandes novidades, a maioria deles oferecem um nível de estabilidade satisfatório e pouco risco para investidores de perfil moderado.

Investidor anjo

Muito provavelmente, você já deve ter ouviu falar sobre startups. As startups, nada mais são do que empresas em fase de desenvolvimento e, por isso, ainda precisam de apoio de terceiros para auxiliá-los em seu crescimento.

Talvez você não saiba, mas elas são uma excelente forma de investir e se trata inclusive, de um método muito utilizado por investidores de diferentes nichos. Este investidor, é conhecido como investidor anjo.

Mas, como ser um investidor anjo em 2023? Quais nichos investir? Bom, existem alguns setores que provavelmente se destacarão no próximo ano, entre as quais destacamos:

● Empresas de tecnologia: a tecnologia é um dos nichos com maior crescimento nos últimos anos e tende a continuar exponencialmente, afinal, em um mundo cada vez mais digital e industrializado, a tecnologia é peça fundamental para o prosseguimento de diversas cadeias de desenvolvimento.

● Saúde e beleza: pessoas estão cuidando cada vez mais da saúde e autoestima, indicando um grande potencial econômico, sobretudo para novos investidores. Portanto, conhecer uma empresa com uma nova ideia neste ramo e com uma execução promissora é algo digno de atenção e possível investimento.

● Setor ambiental: outra vertente que ganha espaço a cada dia que passa por todos os cantos do mundo é a questão ambiental. Investir em empresas do nicho não é apenas inteligente, como também pode se mostrar uma opção muito rentável, especialmente, se considerarmos que muitas empresas, hoje, já se preocupam em manter suas produções menos agressivas ao planeta, utilizando-se de matéria-prima sustentável e emitindo menos poluentes.

Existem muitas formas de investir, mas é preciso saber identificar as melhores oportunidades. Por isso, investir conforme o seu perfil é de suma importância para evitar erros que podem ser catastróficos para o bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *